Instituto de Desenvolvimento da Educação

Notícias

Recepção aos novos estudantes marca abertura do ano letivo 2017

19/02/2017

Fonte: Governo do RN

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN celebra o início do ano letivo de 2017 em grande parte das 604 escolas que compõem a Rede Estadual de Ensino. Para marcar a abertura das aulas, a secretária de Educação, professora Cláudia Santa Rosa, participou do evento de acolhimento aos novos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire, localizado no bairro Petrópolis, em Natal.  

Diante de um auditório lotado, a professora Santa Rosa lembrou que o início de um novo ciclo de estudos representa a oportunidade de alcançar o sucesso pessoal e que fazer parte do grupo de alunos que tem acesso ao ensino técnico é uma realidade que será expandida com os novos centros profissionais. “Para cada um de vocês, a equipe do CENEP, juntamente com todos nós que fazemos a SEEC, dedicou-se para ofertar o melhor ensino possível para que seus sonhos sejam alcançados por meio dos estudos”, disse a secretária. “O Ensino Técnico, bem como as escolas de tempo integral, serão expandidos no RN porque temos esse compromisso com o ensino e as metas do Plano Estadual de Educação”, concluiu a professora Cláudia Santa Rosa.  

A diretora do CENEP, professora Marcelle Noronha, lembrou que a instituição passa a ofertar a educação em tempo semi-integral. “Durante dois dias da semana, os estudantes passarão das 7h30 até às 17h na escola. Com isso, eles terão mais tempo para desenvolverem as atividades que o eixo tecnológico exige. Nesses dias a escola oferta toda a estrutura necessária para a permanência dos alunos, como três refeições”, destacou a educadora.

Para 2017, mais de 290 mil vagas foram ofertadas, distribuídas em 16 regiões do Estado. Além das escolas de ensino regular, os estudantes contarão, neste ano letivo, com 17 escolas de ensino fundamental ofertado em tempo integral e 18 de ensino médio de tempo integral. “O momento é de avançarmos com o Tempo Integral, o Estado está criando as condições para que isso seja possível e não pode deixar essa oportunidade de lado”, declarou Cláudia Santa Rosa aos estudantes, professores e gestores do CENEP.

As escolas que ofertarão cursos técnicos terão suas aulas iniciadas no começo de março e a partir desta terça (14) inicia-se por meio do SIGEduc as matrículas para os Centros Estaduais de Educação Profissional. O aluno deve acessar a página do sistema, escolher um dos sete centros disponíveis, preencher com dados pessoais e aguardar as orientações que serão dadas pelo sistema. A matrícula ocorreu até sexta-feira (17).